quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Apito de Latão

Isto (escutas de conversas do pinto da costa, antónio araújo, família loureiro, entre outros) é nojento:

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4

Vídeo 5

Vídeo 6

Vídeo 7

Vídeo 8

Bem sei que o princípio da legalidade e seus corolários, aliada à dimensão garantística das normas penais - sejam elas de natureza substantiva ou adjectiva - podem levar a decisões destas, asquerosas. É o preço a pagar por vivermos numa sociedade onde a intervenção do direito penal é subsidiária e sujeita a um elevado controlo de legalidade, o que se explica pelas consequências nefastas que a discricionariedade ampla na investigação e acusação de um crime teria para a paz social (e não só).

No entanto, não deixa de ser chocante e, inexistindo condenação jurídica, que exista condenação moral. Da minha parte, deixo já bem claro que, a partir de hoje, me recuso a falar de futebol com qualquer adepto desses clubes nojentos que são o porto e o boavista.

E o pior é o próprio comportamento dos intervenientes, revelador, não só, de que sabiam que podiam estar a ser escutados, mas também de que tinham plena consciência da censurabilidade da sua conduta. Caso contrário, nunca teriam de recorrer a artifícios absolutamente ridículos como os da "fruta", o "café com leite", "ir ver a obra", "o engenheiro máximo", e por aí fora.

Repare-se, aliás, que o fundamento para a absolvição dos arguidos acusados não foi a sua inocência material, mas sim o recurso a um expediente processual, o da inadmissibiliade de utilização das escutas. Não se diz que aqueles vermes não eram corruptos, tão somente que aquelas escutas não podiam ser utilizadas para provar a prática dos crimes de que eram acusados no processo.

É o chamado reverso da moeda fodido da presunção de inocência.

3 comentários:

doneri disse...

eh pah fodase não vou ter qualquer tipo de cuidado com a minha linguagem, como é que essa corja tem a coragem de falar de arbitragens, como é que esse senil vem falar de roubos de igreja no sul, e vem invocar a memória dum gjo que já morreu, fodase esta merda é toda uma vergonha, vou meter estas escutas no meu ipod pa sempre que tiver uma discussao sobre arbitragem com esses tripeiros fdps calar os gjos...UMA VERGONHA.

abraço rosé

Galiano disse...

Nao tenho grande conhecimentos de direito e até entendo a explicação, mas algo vai muito mal no nosso sistema juridico quando num ESCANDALO como este sai tudo ilibado. E pior continua tudo nos mesmos lugares, a fazer os mesmos crimes e continua a ser os "herois".

Negro disse...

Granda Judecas! Cada vez melhores os textos (quando se percebem). e grande gozo que me dá ver-te a escrever, como neste post, exactamente o que me vai na cabeça. Judecas quer, tem.

Abraço