segunda-feira, 11 de maio de 2009

Rainy tears stream down her face and I...


in Público
Debaixo de um aguaceiro, esta habitante do estado nordestino do Piauí seca a cara com as mãos enquanto, à sua volta,o nível das águas do rio Longá continua a subir...

A tristeza também é bela, não sei se em si mesma, se por um qualquer fenómeno subjectivo de pena e compaixão que despoleta, ou talvez o seja pelas duas razões.

Seja pelo que for, não consigo parar de olhar para esta fotografia. E quanto mais olho, mais me sinto abafado e sufocado pela chuva que me cola a pele à camisa; perturba-me o pensamento de que, enquanto vou escrevendo isto, ela vai tentando parar de chorar, mas o céu não deixa. São de chuva, as lágrimas que lhe enchem a cara, são lágrimas melancólicas, de antecipação, de quem sabe que o pior ainda está para vir. Já não sinto só a chuva; agora, junta-se a ela um cheiro intenso a floresta, a madeira húmida, que me invade as narinas, e todo este cenário fica cada vez mais belo, perturbadoramente belo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vê-se que tens andado a ler muito, das descrições de fotografias mais bonitas e sensíveis que já li...

Teresa disse...

Percebo perfeitamete o que dizes, a tristeza pode ser, de facto, muito bonita..
Isto n tem nada a ver mas aconcelho vivamente um documentario sobre as operaçoes saal que esta no cinemacity de alvalade. Vale muito a pena, n só do ponto de vista da arquitectura mas tambem do ponto de vista sociologico. Só esta ate 4a feira.

rosé mari disse...

muito obrigado anónimo, mas a culpa é claramente da fotografia.

por acaso intrigou-me esse documentário, não conhecia as operações saal, e sou maluco por documentários. fica até quarta, inclusivé?