domingo, 5 de julho de 2009

Peter, thank you for coming


Confesso que era dos que achava que a final ia ser um walk in the park para Federer. Esteve longe de o ser, muito por culpa do surpreendente (?) jogo de fundo de Roddick, que arrancou ainda uma meia dúzia de passing shots de esquerda ao longo decisivas e impressionantes. Alguns dirão que a vitória de Federer se fica sobretudo a dever ao seu serviço esmagador - terão eventualmente razão. Já eu, prefiro pensar, depois de ter visto a final, que Federer quis enublar esta vitória, conferir-lhe algum grau de incerteza, para que a (inédita) conquista do 15.º Grand Slam ficasse para a história como a final de Wimbledon com o maior 5.º set de sempre, para que os do costume não viessem dizer que só fez o que fez porque Nadal está lesionado. No fundo, Federer sempre soube que seria o primeiro a beijar a inocente taça de Wimbledon 2009. No entanto, a dada altura do 5.º set, lá para os 8-8, se não me falha a memória, apercebeu-se que o público começava a duvidar do seu fado, que havia quem ousasse pensar que Roddick era menino para lhe fazer a desfeita, ou que era possível que isso acontecesse. Estava 15-40, salvo erro, com Federer a servir. E foi então que Ele - com 15 Grand Slams merece a deífica maiúscula - achou por bem esclarecer tudo e todos, com um ás seguido de um drive volley, demonstrando de forma clara, e inequívoca, que o campeão, ali, era Ele. Nessa altura, percebi que o sacana tinha tudo planeado desde o princípio.

2009, anunciado por muitos como o ano da queda de Federer, foi afinal o ano da conquista do Grand Slam que lhe faltava e da confirmação que o melhor jogador de ténis de todos os tempos, até à data, dá pelo nome de Roger Alarcão Júdice Federer. Ca granda boss, oh Rogério. E o melhor de tudo, é que esgares de esforço, nem vê-los. Aposto que nem no trono os fazes, patife.

4 comentários:

Lourenço disse...

'Pistol Pete' sempre!

Anónimo disse...

É o melhor sem dúvida, mas giro giro era ver Federer no tempo do Agassi, Sampras, Courier, Becker, Chang.

Volta rápido Nadal se não fico farto de ténis.

Grande final sem dúvida grande surpresa do Roddick, mas nem o próprio Roddick acreditou que podia ganhar aquele jogo.

rosé mari disse...

isso é daquelas coisas em que é impossível não pensar, mas em que mais vale a pena não pensar, como com os jogadores de futebol, porque a única coisa comparável é o talento individual no seu estado puro - todas as demais circunstâncias (metodologia de treino físico, materiais usados, competitividade) eram completamente diferentes. agora, julgando apenas e só o talento do federer, seria provavelmente, daquilo que me lembro e assisti, o melhor, para mim melhor que pistol pete.

Anónimo disse...

sem dúvida nem quis comparar :) apenas gostava de ter visto. Porque o fosso de Nadal e Federer para os outros é enorme e no "antigamente" não era tanto assim.