sábado, 31 de março de 2007

Somos o povo mais forte: a Mastercard approach

Playstation 2, Pro Evolution Soccer 6 and two gamepads: 180 euros

A one-way ticket to Barcelona: 30 euros

Having 4 foreign people, who had never heard of PRO before I got to the house, sitting in the living room playing while having a beer and chatting, reminding me of any given day with my friends in Portugal: Priceless

sexta-feira, 30 de março de 2007

Erasmus é

Erasmus é ir jantar a um restaurante de noodles e conhecer dois holandeses e uma holandesa, entre os quais um hotshot de marketing, porque a mesa resolveu ser de cantina, eliminando os habituais 50 cm de distância (física, cultural e linguística).

É começar uma conversa, com esse mesmo holandês -um romântico comunista- que levantou voo na vida de Amesterdão, viajando pelos temas mais variados e polémicos, para aterrar, de emergência, duas horas depois, porque o restaurante tinha de fechar.

É ser levado para um bar descoberto por eles, que estava de puta madre, e continuar à conversa, ao ritmo de uma música lounge que encaixava perfeitamente na atmosfera hip do lugar, entre o fumo de cigarros, cervejas e gargalhadas, até que o bar decidisse fechar.

É passar pela rotineira troca de números de telefone, que o mais provável é caírem no esquecimento, e que marca o fim da noite e o regresso de cada um a sua casa, com mais uma história para contar.

Erasmus é, pelo menos em Barcelona, a sensação que cada dia, cada noite, nos pode trazer algo de novo, de surpreendente, até num restaurante de noodles com mesas de cantina. E, para me dar mais razão ainda, chegou há 2 minutos o espanhol, o metaleiro, com a malta toda da turma do curso dele, e a música já tá em altas. Parece que vou ter de ir para a sala, porque se há coisa que Erasmus não é, é garotismo.


n.d.r.: garotismo - s.m.; conduta adoptada por aquele que é garoto; prática que envolve a ingestão de poucas bebidas alcoólicas e a ida para a cama a horas rídiculas; do latim garotis

quinta-feira, 29 de março de 2007

Ferrero Rocher of the modern times

Ambrósio, apetecia-me comer algo...bom.

Tomei a liberdade de pensar nisso, senhor.




Oh, bravo, Ambrósio!

quarta-feira, 28 de março de 2007

Vinicius

- Então Vinicius, tás porreiro oh quê?

- Rosé! Que tal?

- Falas espanhol desde quando?

- Desde que me decidiste tratar por tu.

- Justo.

- Queria-te dizer uma coisa, tás a ver o soneto da fidelidade, um dos vários poemas que deves ter escrito para tentar sacar umas gajas?

- Claro que sim Rosé, sabes perfeitamente que nenhuma míuda resiste a um poema recitado com sentido. Mas porque é que me vieste chatear cá acima por causa disso?Interrompeste-me a jam session de bossa nova com harpa.

- Não sejas roto Vinicius, bossa nova com harpa?Mas adiante, naquela parte em que dizes "Que não seja imortal, posto que é chama, Mas que seja infinito enquanto dure.", respeitosamente, discordo.

- Olha o puto...tens a mania tu, de certeza. Mas porquê, já agora?

- Pah, porque eu acho que pode durar para sempre, o tramado é conseguires manter sempre a chama acesa! Mas se encontras a chama que consegue iluminar o mundo inteiro se lhe apetecer, não há ventos, descuidos, ou até águas, que a consigam apagar. Que seja infinito enquanto dure, e que dure para sempre, assim é que deve ser.

- Agora que dizes isso...até tens uma certa razão.

- Eu sei que tenho, senão não me dava a este trabalho todo para falar contigo. Mudas-me isso sff? É que o poema até tá engraçado.

- É complicado fazer isso cá de cima Rosé, mas tenho uma ideia.

- Então?

- Prove me wrong.

- Boa ideia, mas Vinicius, há que trabalhar esse sotaque inglês. Fraquinho...

- Já te tás a esticar puto, põe-te na alheta que os gajos já me tão a chamar para continuar a jam session.

- Certíssimo. Mais alguma coisa que me queiras dizer?

- Por acaso até quero, mas também não me perguntavas se não soubesses que te queria dizer mais uma coisa. Conheces o Tom Jobim e a Elis Regina? Malta porreira, boa voz.

- Claro que sim!

- Procura no YouTube um vídeo deles a gravarem a música Águas de Março, vais ver que chegas ao fim e só consegues dizer "Foda-se, brutal".

- YouTube?!? Como é que conheces o YouTube?

- Porque o diálogo é teu e se eu não conhecesse o YouTube não tinhas maneira de falar nisso aqui.

- Mais uma vez, justo. Até és um gajo inteligente. O vídeo é este?



- Exacto.

- Vou ver isso. Grande abraço Vinicius, valeu!

- Falou, um abraço.

terça-feira, 27 de março de 2007

Surfing on my playlist


Alice Russell, inglesa, dona de uma voz arrepiante ao som de uma batida de jazz/funk, escreve as suas próprias músicas. Como se isto não bastasse, ainda tem tempo para fazer umas músicas fora de série com bandas como Nostalgia 77, ou a Quantic Soul Orchestra, que alguns de vocês talvez tenham visto e ouvido o ano passado no Casino de Lisboa. Aventurem-se, eu lembrei-me dela porque o shuffle deve ter reparado que eu me estava a esquecer, e ainda bem.

Hey kitty kitty

Todas as gajas que gostam de gatos são badalhocas


É um dogma social. Todas as gajas que têm um gatinho, sobretudo as que insistem em chamar o gato de gatinho e em pôr fotografias dele no hi5, são umas grandessíssimas malucas. Porquê?Não sei, os dogmas não devem ser questionados, limito-me a aceitá-los. Pero que lo son, lo son.

Caso isto seja lido por alguma míuda que tenha um gato, mas que discorde veemente do conteúdo do post, um conselho:

Toca a sair do armário, é melhor para todos.

Gaki no Tsukai


O gajo que se destaca dos demais é Ernesto Hoost, holandês, e um dos melhores lutadores de K-1 de sempre. O programa é japonês, e é simplesmente hilariante. Dediquem 8 minutos a vê-lo, garanto-vos que é de puta madre.

segunda-feira, 26 de março de 2007

Riviera, 26 de Março, 4:30 da tarde

"I sound my barbaric yawp over the
rooftops of the world."
W. W. Uncle Walt Whitman
again. Now, for those of you who don't
know, a yawp is a loud cry or yell.

Mr. Keating, Dead Poets Society

A praia é minha. Desculpa, a praia é nossa. O mar, esse, é meu, e faz-me sentir vivo, dá-me vontade de gritar, não de frio, mas de prazer, quando me começa a percorrer o corpo de uma ponta à outra, num frio gélido que me aquece e me dá vontade de mergulhar mais uma vez para o sentir de novo. Solto o meu barbaric yawp, braços abertos, cabeça levantada, a olhar para o telhado do mundo, e não consigo parar de pensar, "Tou muita bem".

Saio, não sem antes dar um último mergulho, que vou levar para Barcelona, e sei, tenho a certeza, que estou estranhamente(?) feliz. E o sol, escondido que estava porque não precisava de aquecer ninguém, resolve sair, solidário com aquele maluco que se fez à agua, ou talvez acordado pelo yawp, e junta-se.

a Nós.

. . .

sábado, 24 de março de 2007

Boa conversa

alguém diz:
e tu?q estas a achar de barcelona?

eu digo:
tou apaixonado

eu digo:
a cidade agarra te de uma maneira

alguém diz:
aposto que Barcelona tb se apaixonou por ti!;)

eu digo:
casava me com Barcelona por acaso

eu digo:
e fazia imensas barceloninhas

alguém diz:
por acaso barcelona nao me parece nada o tipo de cidade com que da vontade de fazer amor

alguém diz:
mais de rir e beber uns copos!

alguém diz:
fazia amor com paris =P

alguém diz:
mas tu tens mm o "perfil" Barcelona..daí que ache bem possível que se apaixone tb por ti

eu digo:
ou seja o meu perfil é o de um palhaço alcoolico

eu digo:
paris é amante, não é mulher

eu digo:
barcelona era para casar claramente

Il gran finale


Realizou-se há uns dias, passado alguns meses de tentativas dos Lobitos de adiar sucessivamente a sua inevitável derrota, aquele que todos sabiam que ia ser o último jogo desta edição dos Galistars - Lobos.

O resultado final não deixa margem para dúvidas, um categórico 8-2. "Mas foi hockey em patins, José?", perguntam vocês. Não, foi mesmo futebol de 5, apesar do vendaval registado no Caldeirão da Ajuda.

Aproveito para mandar mais uma vez um abraço de felicitações aos Galistars, já que provámos que não vivemos de individualidades, tendo em conta que durante esta 3ª edição, mais longa do que o que se esperava por culpa da equipa adversária, estiveram ausentes, em alturas diferentes, Henrique Botelho, João Cruzeiro e a minha pessoa.

Ficam alguns dados curiosos:

- Após a 3ª edição, e 5 anos de Galistars - Lobos, a equipa das camisolas cinzento fato de treino ainda não conheceu o sabor da vitória;

- Qualquer gajo que saiba dar dois pontapés na bola, menos o Brinho, é convidado para ser Lobo, precisando também de saber cantar "los lobos allez", dois requisitos essenciais para se juntarem a uma equipa que é enxovalhada ano após ano;

- Pelo andar das coisas, o jantar vai ser sucessivamente adiado, e a 4ª edição só arranca lá para 2008, tempo suficiente para que os Lobos contratem umas quantas caras novas;

Dedicamos-te esta vitória Galiano, nosso líder espiritual, esperando pacientemente que um dia despertes desse transe em que te encontras, e voltes para o nosso colectivo para nos comandares rumo a muitas (mais) vitórias!!

GA GA GALISTARS!

sexta-feira, 23 de março de 2007

The day after



O que mais me surpreende nem é propriamente ter escrito o que escrevi, mas só ter dado um erro de vobucabulário.

Pay attention to the black man

Se não me conhecessem, este blog era muito mais divertido.

Godspeed all the bakers at dawn,
May they all cut their thumbs
And bleed into their buns
Till they melt away


Percebam o poder da associação de uma ideia profunda/interessante a um poema/música. Basta que qualquer um deles seja relativamente forte para que nosotros sintamos uma ligação quase automática, descoberta, ou talvez, melhor dizendo, concretizada por um esforço irreal do nosso intelecto, que transforma o irreal em algo de palpável.

Muy divertizante y engañador, já diz o francês que vive comigo, aux moins em relação à primeira parte, no?

Take it for granted

Já não me lembro. Perem aí, vou pensar. Fazia sentido e é uma pena não estar aqui, mas sinceramente agora é que não faço mesmo a mínima ideia do que era. Não deixa, contudo, de ser uma pena, mas uma pena escrita a muito custo, daquele custo que se escreveu acompanhado de alguns números acidentais e algumas correcções ao nível do vobucabulário que se tivessem ocorrido amanhã o mais provável era ficarem esquecidas no meio de algo que há alguns segundos eu me lembrava, mas que agora sinceramente fazem parte de uma névoa indecifrável.

O melhor disto tudo é que um nanosegundo de ebriedade(?) foi suficiente para chegar à conclusão que das duas uma: ou isto é uma grande parvoíce, ou daqui a umas décadas se chega à conclusão óbvia que eu era um génio e isto tudo acaba por fazer sentido.

quarta-feira, 21 de março de 2007


Milan só avança para Ronaldinho se Barça deixar


Eu acho que eles deixam, são porreiros os gajos, mas peçam com jeitinho.

terça-feira, 20 de março de 2007

Je suis de Paris, França

A propósito da manifestação contra o encerramento de alguns consulados em Paris:

As palavras de ordem, num dos locais mais emblemáticos de Paris, não podiam faltar: “Governo ganha juízo, os consulados não dão prejuízo”, “Governo se queres calar a gente, tens de ser mais inteligente”, “Cavaco Presidente, não deixes maltratar a gente”.


Faltou foi alguém para lhes ensinar português.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Inland empire


On the other hand, podem sempre ir ver o Inland Empire, Lynch's latest movie/mind journey. Considerado pela crítica como o filme mais louco do realizador, vale a pena ser visto, quanto mais não seja pela performance de Laura Dern, digna de pelo menos uma nomeação para Óscar.

Recomendações? Preparem-se para saírem da sala a querer ver o filme outra vez, são quase 3 horas de pensamento contínuo e de exercício intelectual; e se não viram nenhum filme dele ainda, ou melhor, se não sabem ao que vão, vejam outro primeiro, caso contrário a probabilidade de gostarem é ínfima. Inland Empire é a prova viva que cinema é muito mais que entretenimento à base de som e imagem.

Ah, and while you're at it, prestem atenção à banda sonora. Muy guay.

Click


Vejam o filme. Ignorem as infantilidades do costume do Adam Sandler (a não ser que tenham menos de 16 anos, e aí rock on), concentrem-se no argumento, aproveitem cada segundo em que a Kate Beckinsale aparece.

Resolvi sacar o filme por causa dela, e acabei por ter uma boa surpresa. There's nothing like lowered expectations.

E tu, se o vires, vais achar piada a uma parte.

domingo, 18 de março de 2007

Ich liebe fufens

Desconfio seriamente que a alemã que vive comigo é fufa. E isso faz-me ficar bem disposto. É que apesar de ela resvalar de uma maneira preocupante para o medíocre, a "amiga" dela preenche os requisitos do fazível, e quando assim é reúnem-se as condições para dar largas à imaginação.

Eu só pedia um gemidozito, um schnell que fosse. Sonhar e esperar, é o que me resta.

sexta-feira, 16 de março de 2007

Bola


Este Benfica é, para mim, o que pratica o melhor futebol dos últimos 10 anos, ultrapassando até o de Camacho. É verdade que a equipa consegue ser algo irregular, desconcentrando-se com alguma facilidade, mas pela primeira vez desde há muitos anos vejo vários golos de futebol continuado, e jogadas, fintas, e golos fora de série, que realmente dão gosto ver. E não é só isso, vê-se que há trabalho de treino nos cantos, livres (se bem que nesta última área já era frequente desde a era Camacho), e que a equipa começa a defender muito melhor do que aquilo que fazia no início da época, onde cheguei a temer o pior. Mérito para o Engenheiro, se bem que o meu maior temor continua persistir, e que se prende com a altura em que Fernando Santos normalmente treme, ou seja, a altura decisiva, em que o título vai ou racha.

A razão de ser disto tudo? Uma boa equipa. Diga-se o que se quiser, bons jogadores são meio caminho andado para o sucesso, e este Benfica tem vários jogadores de qualidade. Tem, sobretudo, vários jogadores que estão a fazer uma época fora de série: Simão, Miccoli, Katsouranis e Luisão, entre outros. Os dois primeiros, então, têm dado um recital de futebol este ano, protagonizando momentos verdadeiramente soberbos.

O que falta? Alguém ensinar a noção de tempo de salto ao Nuno Gomes, recuperar Rui Costa para a ponta final da época, e das duas uma: injectar confiança ao Anderson (é lastimável como um jogador com tanto potencial se deixa abalar tanto psicologicamente e cometer tantos erros por falta de concentração, faz-me lembrar o Polga de há 2 anos), ou assentar David Luiz ao lado de Luisão. Tem tudo para ser uma dupla promissora: um defende em antecipação, outro defende de forma mais física; um é mais rápido, outro tem maior poder de choque. Para além de que Luisão começa a ter a experiência para ajudar David Luiz a crescer.

Previsões? Ao contrário do que se costuma dizer, acho que este campeonato se vai decidir, pelo menos para o Benfica, nos grandes jogos. O Porto individualmente é fortíssimo mas Jesualdo, por mais que tente, não consegue transmitir à equipa aquele ar inabalável, quase imperial, característicos do penta (e agora entram com 11, não com 14, fica mais difícil). Quanto ao Sporting, falta chama, falta garra, o grande problema do modelo pragmático de que o Paulo Bento tanto gosta é que, para funcionar, a equipa tem de estar automatizada de forma perfeita (veja-se a diferença entre o Sporting e o Bayern nos jogos da Champions, a forma como o Bayern parecia ter sempre o jogo controlado), e se as coisas não começam a correr bem, fica complicado ir buscar o coração ou a magia que tantas vezes operam milagres, como os da Taça UEFA no ano em que perderam a final em casa. O Sporting é uma equipa certa, sólida, mas parece uma noite de sábado no Garage, falta-lhe qualquer coisa.

Concluindo, e daí a imagem, o golo do Petit é uma obra de arte, um golo delirante. Quase tão bom como a reacção do Nuno Gomes, que quando a bola sai da baliza, e já depois de ter levantado os braços para festejar, resolve cabecear a bola para dentro da baliza, fazendo-o com a genuína convicção que a bola ainda não tinha entrado. "Só para ter a certeza, pelo sim pelo não", deve ter pensado o gajo. E foi só nessa altura que o David Luiz festejou. Tudo malta inteligente.

Para quem não viu I



Golaço, partidaço, com direito a golo do guarda-redes aos 94 minutos.

quinta-feira, 15 de março de 2007

Considerações musicais

(Depois de ter ouvido a música Bomfunk MC's - Freestyler)

Teci as seguintes considerações:

1. Temos tendência para nos interessarmos pelo que é novo
2. Somos facilmente influenciáveis pelos gostos dos outros
3. Mas quando gostamos, gostamos e sabemos que gostamos, mesmo que nem sempre o admitamos

Boa noite a de hoje..

terça-feira, 13 de março de 2007


Looking forward to seeing the ugly you, if it means this.

Amesterdão

You will see music, hear a photo or smell a color.


É giro. Se Varsóvia tem a maior taxa de matrimoniabilidade, Amesterdão tem seguramente a maior taxa de canhão, na multiplicidade de sentidos que o vocábulo abrange. Em sentido lato, digamos. Só não vi foi luzes.

Bruxelas

Cheirinho a Portugal, em vários sentidos. Cheirinho a Lisboa, para dizer melhor. Bruxelas parece Lisboa, mas com uma tristeza que se revela na monotonia que carrega os prédios, as pessoas, ou a forma como o motorista do autocarro para o aeroporto se recusou a falar francês/inglês comigo, respondendo em neerlandês, dialecto em que não sou particularmente genial.

Parece Lisboa porque é daquelas cidades que mais deviam ser chamadas cidades-bairro, onde se pode viver uma vida porreira, mas quando chegam aqueles dias finais em que, segundo os livros, filmes e relatos de quem lhes foi relatado (nunca os vivi, aos dias finais, como calculam), nos pomos a fazer contas à vida e a pensar "que fiz eu de útil?", chegamos à conclusão que a vida nos passou à frente e nos deixámos engolir por um laissez passer típico duma cidade que acolhe bem mas não estimula.

Contudo, as expectativas que levava foram superadas, gostei de Bruxelas, é uma cidade com um centro histórico (ou turístico?) interessante, e o ambiente de Erasmus esta de puta madre: um núcleo grande, mas fechado, e uma união que me pareceu fortíssima, não obstante as diferenças culturais, inexistentes aos olhos de um Erasmus. E tem um bar que garante um mínimo de 2004 tipos de cerveja em stock. Isso e uma ou outra emigrante janada, muy divertizante, como diz o francês do meu piso. Só achei estranho que, numa cidade que é "capital" da UE, grande parte do caminho entre Bruxelas e o aeroporto fosse feito pelo meio do campo. Dei por mim a imaginar que os arredores de Lisboa deviam ser assim há 100 anos, só quintas e verde.

Cheirinho a Lisboa também por ter visitado a casa do Benfica de Bruxelas, onde fui recebido com Super Bock e um bitoque. E, claro está, as jolas à pala sacadas depois de se pagar a conta. How more portuguese can it get?

Gracias Merckx!

quinta-feira, 8 de março de 2007

La Classique Bière-Canon


Dois monstros do ciclismo internacional, Miguel Rosé Mari Indurain e Eddie Lacièrde Merckx juntar-se-ão, durante este fim-de-semana, num reencontro épico, para protagonizar a Clássica Bruxelas-Amesterdão, prova-rainha deste desporto de velocípedes, também conhecida nos meandros por La Classique Bière-Canon. Estão previstas multidões nas ruas, de papoila em punho e seios fartos, a torcer pelo ciclista da sua predilecção.

Explicação?

"Para escreveres uma paneleirada destas só pode ser sobre gajas."

"Acaba por ser. É quase sempre. Mas não é como tás a pensar, é no sentido contrário."

"É sobre gajas, mas não é como eu tou a pensar e é no sentido contrário?Tou todo trocado."

"É sobre gajas, mas não no sentido lamechas, romântico, como tu tavas a pensar, é noutro sentido. Não é nada de especial, mas foi uma coincidência incrível. Daqui a uns meses devo contar isto bezano, se calhar."

"Não é nada de especial mas não me podes contar?"

"Não, porque o peculiar foram as circunstâncias em que ela se deu, é um enxovalho tão grande que não te vou contar. Não é um problema de confiança em ti, que seria, é um problema de falta de coragem."

"Cabrão, se eu bem conheço os teus enxovalhos, isso deve ser bonito."

"Pah, tem muita graça. Acabaste de me dar uma ideia."


E aqui está ela. A ideia.

terça-feira, 6 de março de 2007

Coincidence is Joincidence with a C

Depois do que me acabou de acontecer, tenho que escrever aqui uma coisa em que andava há uns tempos a pensar, e que decidi promover a dogma pessoal:


Só nos acontece aquilo que não queremos.


Esqueçam aquelas merdas de lutar pelo que se acredita, de ter força de vontade, de que se se desejar muito uma coisa ela acontece. Isso já era, são tudo coisas fajutas e com um grau de rabichice, quase tão grande como o da própria palavra rabichice, que reduz ao mínimo a fiabilidade da willpower.

Por acaso era giro ter um filho e chamar-lhe Will Power.

É que o que acabou de me acontecer foi basicamente a obra-prima das coincidências. Se Óscars houvesse para coincidências, esta coincidência era o Braveheart. Era o Rolls Royce das coincidências, a grande vaca. Estava o acontecimento inesperado?Estava. Estava o timing perfeito?Estava. Estava a coincidência irrepreensível?Estava sim senhor.

sexta-feira, 2 de março de 2007

Increíble

Isto é incrível.

Avassalador, e acho que nunca usei a palavra neste blog. Sob pena de perder as pessoas que eventualmente achavam piada ao que liam aqui, mostro-vos isto, porque a perder-vos, que seja para aquilo. For the time being, he fucking owns me.

Conscientiousness

Turn me back into the pet I was when we met, I was happier then with no mind-set.

The Shins