terça-feira, 13 de março de 2007

Bruxelas

Cheirinho a Portugal, em vários sentidos. Cheirinho a Lisboa, para dizer melhor. Bruxelas parece Lisboa, mas com uma tristeza que se revela na monotonia que carrega os prédios, as pessoas, ou a forma como o motorista do autocarro para o aeroporto se recusou a falar francês/inglês comigo, respondendo em neerlandês, dialecto em que não sou particularmente genial.

Parece Lisboa porque é daquelas cidades que mais deviam ser chamadas cidades-bairro, onde se pode viver uma vida porreira, mas quando chegam aqueles dias finais em que, segundo os livros, filmes e relatos de quem lhes foi relatado (nunca os vivi, aos dias finais, como calculam), nos pomos a fazer contas à vida e a pensar "que fiz eu de útil?", chegamos à conclusão que a vida nos passou à frente e nos deixámos engolir por um laissez passer típico duma cidade que acolhe bem mas não estimula.

Contudo, as expectativas que levava foram superadas, gostei de Bruxelas, é uma cidade com um centro histórico (ou turístico?) interessante, e o ambiente de Erasmus esta de puta madre: um núcleo grande, mas fechado, e uma união que me pareceu fortíssima, não obstante as diferenças culturais, inexistentes aos olhos de um Erasmus. E tem um bar que garante um mínimo de 2004 tipos de cerveja em stock. Isso e uma ou outra emigrante janada, muy divertizante, como diz o francês do meu piso. Só achei estranho que, numa cidade que é "capital" da UE, grande parte do caminho entre Bruxelas e o aeroporto fosse feito pelo meio do campo. Dei por mim a imaginar que os arredores de Lisboa deviam ser assim há 100 anos, só quintas e verde.

Cheirinho a Lisboa também por ter visitado a casa do Benfica de Bruxelas, onde fui recebido com Super Bock e um bitoque. E, claro está, as jolas à pala sacadas depois de se pagar a conta. How more portuguese can it get?

Gracias Merckx!

2 comentários:

El-Gee disse...

gostei do segundo parágrafo, que me deu especial força para o processo de emigração que me espera a partir de Outubro.

aliás, o texto em si está mt bom, percebi perfeitamente o que sentes por Bruxelas.

(e vou po-la no fim da minha wish list)

Galiano disse...

Zé maria bom ter noticias tuas. Vai mandando tb uns mails a contar novidades...
Fiquei aind c mais mais vontade de visitar bruxelas. N sei axo mm k as médias cidades conseguem ter um encanto mais prórpio k as grandes metropoles.
Neste post gosto particular/ da forma como descreves lisboa "cidade-bairro... cidade que acolhe bem mas não estimula." Sinto exata/ isso...