quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Magusto de ti, Isaltino

Caro Isaltino,

Word on the street has it que és algo para o fura-vidas. Dizem que enriqueceste à custa de uma mão cheia de trafulhices e que tens usado dinheiros camarários para aumentar o teu nível de vida. Sabes o que penso disso tudo? Não vou estar com papas na língua, meu caro amigo barbudo: a ser verdade, não é bonito.

Contudo, desde ontem que, se não concordo com essa tua suposta atitude, por razões de pundonor e patriotismo - à escala camarária, é certo -, pelo menos compreendo-a. Afinal de contas, uma tuna como aquela, seguida de actuações dos disco-jóqueis - perdoa-me se o arcaísmo for de alguma forma ofensivo, não é essa a minha intenção - Panças e Moustache, deve ter sido - só pode ter sido - o resultado de várias noites de árduas negociações em salas fumarentas e de luz trémula, onde tiveste de dar o melhor de ti para persuadir tão cotados artistas a actuar na tua urbe.

Como esta, muitas outras negociações, com artistas de igual ou maior - não me parece que existam, mas nunca fiando - prestígio, houve certamente. A confirmar-se semelhante cenário que, diga-se, me parece bastante verosímil, para não dizer axiomático, parece-me elementarmente justo que te faças pagar condignamente pelo suor com que ficas nas estopinhas enquanto tentas fazer da tua Oeiras um sítio melhor, e que ontem foi nossa por coisa de duas horas (deduzo que não te importes e que até tenhas um certo gosto nisso).

Para terminar, e fazendo minhas as palavras de um peculiar munícipe teu, com que certamente já te terás cruzado por essas bandas, não estou aqui para te enganar: em continuando - não achas esta combinação de proposição e gerúndio, que tanto se usa agora, deliciosa? - a existir a festa da Castanha, com um cartaz de calibre equivalente ao que se apresentou ontem, e festividades semelhantes, então, meu caro amigo, tudo farei para encontrar uma peneira com a dimensão adequada para tapar o sol da tua vigarice.

Com os melhores cumprimentos,

Rosé Mari

P.S.- Da próxima vez, pede aos assadores de castanhas para distanciarem ligeiramente as geringonças medievais do fogo que as aquece e assa. Palmo, palmo e meio deve chegar. É que algumas estavam algo queimadas. Mas de resto, impecável.

Sem comentários: