terça-feira, 9 de maio de 2006

Scolari


Leio na DEZ que Scolari pode estar comprometido com o Benfica, deixando a selecção a seguir ao Mundial para comandar o SLB.

O problema é que essa situação, das duas uma, ou não vai, ou não pode (espero eu) acontecer. Passo a explicar:

1º cenário, o do não vai. Portugal ganha o Mundial, Scolari é elevado a herói nacional, e concerteza pedirá condições salariais que só a FPF, com o apoio da Nike, tem para oferecer em Portugal. Pessoalmente, espero que seja isto que aconteça, porque fica toda a gente contente.

2º cenário, o do não pode (espero eu). Portugal alcança qualquer outro resultado que não a vitória, até pode ser a final, o que talvez seja até tão mau, para este efeito, como ser eliminado na fase de grupos.

É dito, na tal reportagem, que Scolari "colheu uma certeza: jogadores e adeptos da Selecção Nacional estão com ele.". Discordo completamente. Nem estou a falar do caso Baía, que criou inúmeros ódios de estimação para com o seleccionador, refiro-me sim, ao trabalho que Scolari desenvolveu até hoje, marcado por episódios como por exemplo a equipa que fez entrar no 1º jogo com a Grécia, a (péssima) gestão de emoções realizada antes da final do Euro ou os equívocos nas convocatórias (por exemplo Postiga, fora de forma desde que foi para o Tottenham, está certo(?) no Mundial). Tudo somado, o seu percurso à frente da equipa das quinas tem sido alvo de inúmeras críticas (mas também de elogios, verdade seja dita, porque também fez coisas boas), e o seu estatuto de seleccionador é, a meu ver, tudo menos consensual. Basta uma campanha menos conseguida agora na Alemanha para que as críticas ganhem destaque, e caso Scolari saia, irá para o Benfica, confirmando-se o rumor.

E porque é que isso não pode (espero eu) acontecer? Porque no Benfica não vai ter muita margem de manobra perante os adeptos, tornando-se o bode expiatório ideal caso as coisas não comecem a correr bem: é estrangeiro, "não conseguiu" levar a selecção ao título mundial (e por isso é que ficar na final pode ser tão mau como perder nos grupos, porque a frustração seria enorme), e não vai ter aquele benefício da dúvida que os treinadores estrangeiros têm ao início por não serem conhecidos dos adeptos. O mais provável era aguentar-se seis meses, a contestação tornava-se insuportável, e Scolari, que não é parvo, forçava o despedimento e mandava-se com a cláusula de rescisão (choruda, pois claro) para o Brasil.

Por isso mesmo, e a ser verdade este rumor, espero que Portugal ganhe o Mundial. Pelo Benfica.

8 comentários:

tiago disse...

Cá pa mim quem vem é o Eriksson (era o que eu gostava pelo menos). É adorado pelos adeptos, tem cá casa, tem um investimento de uns largos milhões de euros no Algarve, recebeu uma bruta indeminização da F.A, pois tinha contracto até 2009 (a receber o que ele recebia por mês, imaginem só o que ele deve ter recebido), e a vida dele em Inglaterra era complicadíssima por causa da imprensa "da treta" que todos os dias o punham na capa com mulheres e confusões novas. Diz-se (ou é certo) que rejeitou uma proposta do Real Madrid, portanto já deu para perceber que dinheiro não é problema para este senhor, cá para mim ele quer mesmo é acalmar e dar numa de low profile agora durante uns anos. Para além de tudo isto, o Benfica já não é o cemitério que jogadores e treinadores que era há uns anos, portanto consegue-se atraír coisas maiores e melhores, por isso é que vos digo, ERIKSSON NO BENFICA!

Anónimo disse...

Discordo plenamente do post.

As pessoas tendem se a esquecer que nunca tinhamos ido a uma final europeia; que nunca, no mesmo campeonato, afastamos selecçoes como espanha, holanda, inglaterra... Fomos a selecçao que melhor futebol apresentou no Europeu! E nao tenho a menor duvida que se ele nao tivesse la, nao teriamos passado dos quartos de final.

É verdade que é controverso, mas a verdade é que produz resultados (e, se calhar, parte do que consegue alcançar, advem precisamente da personalidade mais rigida e contundente com que se apresenta.). Como o proprio mourinho ja afirmou: " nao concordo com muitos aspectos no seu modo de treinar, na posiçao dele faria as coisas de maneira diferente, mas com os resultados que apresenta nao o posso criticar.. "

Vejo em Scolari a unica pessoa com capacidade para mobilizar toda a massa associativa em torno do clube (assim como o fez com portugal no europeu), para alem disso tem capacidade e pulso para formar um balneario coeso e dar-nos uma equipa, em vez dos 24 jogadores que la temos.
É importante ver que grande parte da discordia em torno do Scolari deu-se por motivos clubisticos.. nos quais cada um tenta sempre defender o jogador do seu clube. Estando á frente de um clube, ja nao ha razao para metade das controversias...

Na minha opiniao,é a melhor opçao para suceder o koeman. No entanto, nao estou a ver o Scolari a aceitar trabalhar com o Sr. Veiga... Aquilo nao ia aguentar la muito tempo... Por isso judice, enquanto o Veiga la estiver, cheira me que podes estar descansado em relaçao ao Scolari!

O eriksson fez um brilhante trabalho no benfica, e acredito que seja um grande treinador, mas tenho receio que venha para ca em espirito de reforma antecipada... Estou mais a ve-lo a almoçar com o Toni no guincho, do que propriamente a estudar o plantel dos Gil Vicente's...

Zé Fernandes

Francisco disse...

1º Deus queira que Scolari não vá para o benfica! Não pode...

2º Se for, espero que os adeptos do benfica sejam tão otários como dizes no post e não o recebam como ele merece...mas mm assim acho q ele ia fazer um bom trabalho.

3º Felipão terá sempre as portas abertas de Alvalade e será sempre bem recebido. Daqui a um ano, dois ou cinco...

Lourenço disse...

Nem mais, scolari é muito bom. Quem me dera te-lo no Sporting

rosé mari disse...

pessoalmente não sou fã de scolari, mas se portugal fizer uma boa campanha neste mundial, rendo-me aos factos, é que até agora foi campeão mundial com o brasil, e levou a selecção anfitriã à final, resultados que impõem respeito é verdade, mas que a mim não me chegam para tirar as dúvidas que tenho em relação ao seu trabalho.

de qualquer maneira, o tema central do post é a conjuntura pós-mundial e as implicações que ela terá caso scolari venha para o Benfica, e essas acho que são inevitáveis, qualquer que seja o cenário!

Anónimo disse...

Scolari no SLB? 6 milhoes d bandeiras nas janelas portuguesas?traineiras atras do benfica pela costa portuguesa sp q haja uma deslocacao com bandeiras e td o mais?venha o scolari!

Dix

Anónimo disse...

Nao percebo porque é que dizes que o scolari nao tem muita margem de manobra entre os adeptos do benfica... nunca vi um adepto do benfica indignado com o scolari! se tivesses a dizer do porto... ai concordava que ao minimo desaire todo lhe caia em cima! agora com o benfica.. ate o acusam de convocar jogadores do slb em excesso pa selecçao!

Mas parece que quem vem mesmo é o Eriksson... esperemos que ainda esteja com ganas de ganhar!! e nao venha de ferias...

O nosso problema chama se veiga, o Sr. Nao Sei Falar Portugues e Nao Tenho Ponta de Nivel!

Ze fernandes

KIK0 disse...

tava a snifar uma coca o gajo?