segunda-feira, 14 de abril de 2008

Don Silvio



A prova cabal de que o ser humano gosta é de que mandem nele e decidam por ele. Mal ou bem, isso já é outra história. É simples: ao atribuirmos o poder de decisão e coordenação dos nossos desígnios a terceiros, mais não estamos a fazer do que a passar - a esses terceiros - o nosso "fardo decisório", desresponsabilizando-nos e desculpabilizando-nos - interiormente - com isso da maior parte das nossas acções, o que permite, como decorrência lógica, responsabilizar terceiros pelos nossos problemas.

A falácia, aqui, que escapa, ou pelo menos é encoberta pela poeira da despreocupação enganosa, reside precisamente no facto dessa culpabilização alheia ser fundada única e exclusivamente na decisão de desculpabilização. Dito de outra forma, a culpa dos outros, mais não é do que a nossa culpa, disfarçada. Já diz o ditado, pior que o cego, é aquele que não quer ver.

Prova disso mesmo são as ditaduras. Regra geral, o ditador só salta, ou com a morte, ou por vontade própria. Pense-se Franco, Salazar, Staline, Hitler.

Mas Silvio não se importa. Afinal de contas, to each, its own.

Sem comentários: