quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Amadeus


Em boa hora o lateral esquerdo do Benfica anuiu ao empréstimo ao clube que agora já não é tanto da cidade do Lis, pois pelos vistos permitiu-lhe ocupar parte do seu tempo livre a escrever esta peça.

"Amadeus" conta a história de Mozart pela boca de Salieri, também ele compositor e arqui-inimigo do prodígio de Salzburgo. Mas é muito mais do que isto. É uma história que gira à volta de um ego - o de Salieri, não o de Mozart - grande de mais para perceber que o era, encenada de uma maneira grandiosa e absolutamente envolvente, que consegue a difícil tarefa de ser representada numa analepse constante, talvez porque não teve pejo em assumi-la.

Sendo uma história profundamente triste, os momentos de humor são uma constante, e a escolha de Ivo Canelas para Mozart não poderia ter sido mais acertada. Mesmo para quem odeie ir ao teatro, poderá simplesmente sentar-se na cadeira e matar saudades do Joca Fintas. Quem não gostar de teatro nem do Fura Vidas, pode sair desta página e não mais atrever-se a voltar.

Em cena no D. Maria II. A não perder. Para evitar surpresas quanto ao feitio do próprio Mozart, talvez faça sentido dar uma vista de olhos ao filme homónimo antes da peça.

2 comentários:

Xadão disse...

Olha lá, oh pisso, foste ver isso? (esta foi à vasco santana..)

Só não me decidi a ir porque abomino com tudo o que tenho o grandessíssimo pandula que é o diogo morgado. Esse rotalhão irrita-me tanto que se pagasse bilhete para uma peça dele era para lhe ir aos cornos. Esse "pormenor" é contornável?

ps: fintas e fintas é genial!

rosé mari disse...

já nem é preciso responder pois n?dá-lhe!!