segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Puncta lacrimalia

Há quem não tenha sido feito para chorar. Literally. Pelo menos, é assim que Deus pensa em relação a algumas - poucas, quase nenhumas - pessoas. E a essas pessoas, fecha-lhes, por via das dúvidas e antes de nascerem, aquelas duas pintas pretas que ficam no canto de cada olho, também conhecidas, no meio da óptica, por pontos lacrimais, ou puncta lacrimalia. Porque Deus é omnipresente, mas às vezes está trânsito.

O problema é que os obstetras, quando disso se apercebem, lembram-se logo das lágrimas que derramaram - das tristes, não das outras, vá-se lá saber porquê - e não admitem que haja quem tenha nascido com instruções físicas de Deus para não verter nem uma. Vai daí, e sob um qualquer pretexto médico furado, não hesitam em desfazer o que Deus fez, quais Deus ex Medicus, abrindo os pontos lacrimais que se encontravam divinamente fechados. «Sim, essa pinta preta que têm no canto inferior e superior de cada olho», explicam aos pais, fingindo uma preocupação que mais não é do que inveja.

(ou é isso, ou então acham que a ninguém deve ser vedado o direito de poder cantar num karaoké a inesquecível música de Bonga, Tenho uma Lágrima no Canto do Olho. Se for por isso, até percebo.)

Sem comentários: