sábado, 3 de fevereiro de 2007

O João (Costes) Dias

The way I see it, o João Dias tem duas opções: ou opta por querer ser o João Costes, porque João Dias já há muitos e João Costes é um nome que fica no ouvido; ou decide que ele é que é o João Dias, the João Dias, e que quer ficar conhecido como tal. Quer que o nome passe a ser, dali em diante, automaticamente associado à sua pessoa.

Post a propósito da ambição, da vontade de marcar a diferença, de escolher o caminho fácil ou aceitar o desafio.

4 comentários:

Anónimo disse...

I don´t see it that way. A unica opção do João Costes Dias é ser ele próprio. É isso que o distingue dos outros: o que ele é, faz, pensa e diz. As pessoas que fazem parte da vida dele - as pessoas com quem ele à partida se importa - distinguem-no é por isso.

Logo se ele por acaso chegar a ser o The João Dias é unica e exclusivamente pelo que ele foi - foi por isso que se distinguiu dos demais. Logo é essa a sua unica opção: ser ele próprio (ou passar a vida a fingir...mas ser sempre ele, seja ele genuino ou um fingido).
Depois olha, ou é um triste porque queria ser conhecido universalmente, por toda a gente - e olha que, pelo menos para mim, normalmente toda a gente é gente demais - ou vive bem com a sua vida, com os que o rodeiam, com a sua salutar pequenez.

Deve haver dezenas ou centenas de Migueis Costa. Muitos. Porque é que eu hei-de me preocupar em querer distinguir dos demais? What´s the point? Dá-me uma boa razão para eu não me estar simplesmetne a cagar para isso

rosé mari disse...

isto era apenas uma metáfora para explicar que em quase tudo há dois caminhos: um mais fácil, outro mais difícil. O último, apesar de ser um desafio, proporciona um reconhecimento/gozo muito maior no final...

o post esta relacionado apenas com a ambição das pessoas, nao com a opinião que queremos que os outros tenham de nós.

quanto à pergunta que fizeste, há quem se contente em viver na mediania, e há quem goste de deixar a sua marca no mundo, sentir que a sua vida foi útil, e essas parecem-me razões bastantes para não quereres ser apenas mais um miguel costa! Estás a ver as coisas por esta ordem (acção orientada pela preocupação de sobressair), quando eu digo outra coisa (acção orientada pela vontade de fazer a diferença, escolhendo para tal um caminho fácil, ou difícil)

n sei se me fiz perceber...tou exausto tive o dia inteiro a fazer malas, amanha exijo um poker e um bikini em condicoes hehe!!

Anónimo disse...

lol sim, claro que ja perecebi!
abraço!!!

Anónimo disse...

( "li" mal o teu post! )