segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

Nova rubrica: O que é que leva alguém...

Tenho esta mania, de vez em quando lembro-me de coisas em que não percebo a sua razão de ser, sendo os 110m barreiras provavelmente o exemplo mais conhecido quando entro por este caminho. Vai daí, decidi começar esta rubrica, pode ser que encontre alguém que finalmente me consiga explicar o que leva certas pessoas a fazerem coisas deste género. So, With no further ado, o que é que leva alguém a...


FAZER OS 110M BARREIRAS?


Eu percebo que correr possa ser um desporto, eu próprio gosto de correr, muito mais do que gosto de andar por exemplo. Desde putos, quando se fazia as corridas para ver quem era o mais rápido, que as corridas tão presentes, para além de que é uma modalidade muito "competition friendly" e "abrangente", onde há lugar, quer para os mais rápidos, quer para aqueles que, não sendo tão rápidos, são mais resistentes.

Agora, alguém me explique o porquê de pegar nos 100m, acrescentar-lhe mais 10 (porquê 110m barreiras e não 100?), e meter barreiras pelo meio, cujo objectivo é passar por cima delas, sendo que na maioria dos casos o vencedor acaba por ser um dos que mais barreiras derruba?

Se a ideia em si já é má, pior ainda é pensar o que é que leva alguém, em plena posse das suas faculdades mentais, a pensar, "bem...vou-me meter no atletismo, mas em quê?Ah, já sei, nos 110m barreiras!"? É que se houvesse argumentos de ordem física, como por exemplo, "Ah, não me posso meter nos 100 m porque não sou suficientemente rápido, vou-me mas é meter nos 110m barreiras porque tenho as pernas arqueadas e quando tou atrasado para ir para as aulas salto o muro da casa ao lado que é um mimo, para ir por um atalho", eu até percebia, mas não! Mais ainda, ao contrário de desportos como o futebol, ténis, etc., não se pode dizer, "eu acho que te ias dar bem nos 110m barreiras, porque é que não experimentas?".

O mesmo se aplica aos 3000m obstáculos, sendo que esses então, conseguem ser tão ou mais ridículos, porque os obstáculos resumem-se a um muro que se salta tranquilamente, seguido de um rectângulo com água quase inexistente, e umas quantas barreiras espalhadas pela pista. Que raio de obstáculos são estes? Metam mas é uns obstáculos de homem: uns quantos leões a passear pela pista, uns buracos disfarçados ou até mesmo o tal muro com a água a seguir, só que com arame farpado na parte de cima e crocodilos dentro de água. Aí sim, seria um desafio muito mais aliciante, para não falar do entretenimento proporcionado ao público.

Daqui a uns tempos, "o que é que leva alguém a fazer marcha?".

15 comentários:

Tonico disse...

uma prox ediçao desta rubrica podia ser dedicada ao curling...quem são os pussys q decidem q o desporto q vão praticar profissionalmente consiste em pegar numa esfregona e esfregar o chão para que um disco passe a uma velocidade de 2km/h, c o objectivo de ficar perto de uma bolinha?

Anónimo disse...

curling é giro e até viciante..desafio te a tentares sair da frente da televisao dp de 5 min daquilo. qt aos 110m barreiras.a sua existencia explica se c a mm razao q justifica o slmerda:ha gente mt parva.mm assim os dos 110m barreiras sao menos parvos. é so uma opinião.

tiago disse...

pah eu acho que devia haver uma espécie de censura para evitar que gajos como o ravara dessem este tipo de opiniões...não sei, acho que dessa maneira ninguém tinha que ler a merda que o gjao escreve, mas também é só uma opinião.

Anónimo disse...

»»Porquê 110 metros?

This modern event first appeared in England around 1830 as a variation of the 100 yards using heavy wooden barriers. In 1864, Oxford and Cambridge turned it into a 120 yards (109.72m) race. In 1888, the French added 28 cm to the distance, to make it the 110m hurdles. It has remained an Olympic classic ever since.

»»Porquê optar por esta modalidade?

Modern sprint hurdlers are first of all sprinters. They must possess the characteristics of speed specialists - reflexes, power and strength. To this must be added the right physique - hurdlers should be tall, or have proportionally long legs to ease hurdle clearance - and have hurdling technique, without which nothing is possible.

»»Achei por bem desmistificar um pouco este desporto tão nobre e antigo.

Saudações

rosé mari disse...

continuas sem justificar o porquê dos 110m, deviam ser 100m, 110 n fazem sentido.

quanto às características físicas, n são especiais para os 110m, os gajos de 100m sao todos altos também. não faz sentido, mas fica a tentativa!

quanto ao curling, claro que já tinha pensado nisso, é o desporto feito a pensar nas empregadas domésticas, e mais não digo porque também vai ser alvo de crítica!

Pipos disse...

Cuidado com o Curling, apenas~e só por respeito ao Ravara!

Anónimo disse...

entao eun disse q eram 110 metrospk evoluiu directamente dos 120 yards dos ingleses? ai está a resposta! devia existir mais respeitopelas modalisdades neste pais!!sokerem é saber de futebol!!!!

Martim disse...

Engana-se quem pensa que os atletas de 110 são iguais aos de 100.

Na realidade para os gajos de 100 serem um décimo de segundo mais rapidos que os de 110 tem de ter um corpo diferente dos de 110.

Basta olharem para o Maurice Greene baixo e muito musculado. Alias todos os gajos de 100 metros tem uma musculatura que impede a transposição de obstaculos. Por sua vez os atletas de 110 são muito mais equilibrados, na medida em que tem menos musculatura e uma figura atletica muito mais esguia.

PS: Temo pela saude deste blog, isto caminha a passos largos para se transformar num sitio onde se discutem ideias interessantes.
SALVEM O "QUANDO PENSO DÁ NISTO"

rosé mari disse...

Asafa Powell
Height: 188 cm (74 in)
Weight: 87 kg (192 lbs)

Justin Gatlin
Height: 185 cm
Weight: 79 kg

Francis Obikwelu
Height: 195 cm
Weight: 74 kg

Maurice Greene
Height: 176 cm
Weight: 79 kg

Como podes ver martim, o maurice greene nao é a regra, mas sim a excepção.

Quanto aos 110m barreiras, procura os nomes dos 3 que dominam a modalidade actualmente, dominique arnold (185 cm, 76 kg), ladji doucouré (185 cm, 83 kg), allen johnson (175 cm, 74 kg).

Como podes ver, não é na altura/musculatura que está a diferença, claro que podem haver pequenos detalhes mas não é tão radical como disseste. Ela está, sim, na técnica, e essa aprende-se!

Galiano disse...

N é bem assim!! Provavel o mlh gajo do mundo nos 110 barreiras é um chinês, Liu Xiang campeão olimpico (c/ OR), e 2º no CM. Penso k foi mm o 1ºchines a ganhar uma medalha de ouro no atletismo nos JO.
Ahh e ja agr tem 1,88m e pesa 74kg

rosé mari disse...

galiano: http://www.iaaf.org/asp/worldRankings/content/m110mh.html

já lhe tinha dito isto pessoalmente, mas achei por bem por no blog, para que não achem que digo as coisas da boca para fora sem investigar antes!

Galiano disse...

Kd referes as 3 principais potencias do futebol mundial incluis a rep. checa? Pk é 2ª no ranking FIFA.
Estes ranking nnc tem um caracter absoluto. Kd falas dos atletas k dominam a modalidade n podes deixar de fora o campeao olimpico e vice-campeao do mundo, so pk é o 4º mundial do ano a 1 mero ponto do 3º e a 12 dos 1ºs (isto num horizonte perto dos 1550 pts)

rosé mari disse...

se não fosse um especialista de futebol, referiria. pelos vistos és um connaisseur dos 110m barreiras, haja gajos como tu que acompanhem e vibrem com a modalidade, caso contrário estaria condenada ao degredo.

de qualquer das formas, os dados que forneci eram meramente indicativos, apenas com o intuito de provar certos aspectos que se deram por provados, e no ano de 2005 esses 3 gajos foram os que apresentaram melhores resultados na modalidade em questão. peço desculpa por não ter acompanhado os 110m barreiras nos JO, mas ainda bem que há gajos como tu que o fazem e assim podem corrigir pequenas imprecisões!

Galiano disse...

Tou mt longe de ser um especialista de atletismo. E real/ esta discussao n leve a lado nenhum.
Mas conhecendo o Xiang, e ja k o tema era 110 barreiras, axei por bem fazer-lhe uma referencia. Pelos motivos k evocaste perc k o tnh omitido. No entanto, tb me pareceu k insististe k ele n era "digno" de ser referido entre os mlh atletas

rosé mari disse...

lol claro que é digno, coitado do chinoca, simplesmente como não o conhecia, o unico q conheço é mm o allen johnson, limitei me a por os dados dos 3 primeiros do ranking!