terça-feira, 20 de outubro de 2009

Marathoning



«O painel de especialistas propositadamente convocado para o efeito é unânime em considerar: «Se o percurso é extenso e sinuoso, com curvas que escondem subidas acentuadas mas também descidas propícias ao descontrolo, também não é menos verdade que Rosé Mari se apresenta numa forma soberba. Conhece o trajecto, está fortíssimo do ponto de vista físico e psicológico, e isso revela-se na sua aparência, que está mais laroca do que nunca (este último comentário foi proferido apenas pela mulher do painel, Rosa Mota, cujo coração não resistiu ao apelo lançado por Rosé Mari e abraçou a sua causa com unhas, dentes e uma quantidade abundante de body hair)».

Quando instado a comentar o que espera desta maratona, Rosé Mari prefere remeter-se ao silêncio, mas é vê-lo todos os dias, em pleno Estádio Nacional, a treinar às 7 da manhã com um sorriso de orelha a orelha (exactamente, o mesmo Rosé Mari que revelou, em tempos, partilhar da opinião de Marco Fortes, segundo a qual, relembre-se, "de manhã está-se bem é na caminha"). E sempre, sempre, sob o olhar vigilante e os preciosos conselhos de Rosa Mota. «É impressionante, parece estar mais determinado a cada dia que passa. E mesmo nas raras alturas em que há o risco de desanimar, diz-me apenas "Rosa, aperta comigo", e é isso que eu faço, aperto com ele. Desportivamente falando, é claro, se bem que se não houvesse esta relação treinadora-atleta até era campeã olímpica para lhe dar uma ou outra trinca.

Fontes próximas de Rosé Mari transmitiram-nos que o atleta está ciente das dificuldades da prova, mas que quando lhe perguntam se tem medo, a reacção é invariavelmente a mesma: primeiro, responde que quem deixa de ser feliz pelo medo de sofrer mais vale dedicar-se aos 1500 m, "essa corrida de meninos, com todo o respeito que tenho pelo Caster Semenya", diz; em seguida, começa a cantarolar uma música, há quem diga que é de Death Cab for Cutie, pode ser de Massive Attack, os especialistas desconfiam de Discovery e há quem diga inclusivamente que já o ouviu a entoar Zero 7 e Dave Matthews; e depois, logo a seguir, saem disparados a correr, ele e a música. Por apurar continuam ainda as razões pelas quais Rosé Mari insiste em treinar com uma máscara que lhe tapa apenas os olhos e com a mão direita a segurar, umas vezes Rosa Mota, outras um saco de batatas.

As suspeitas de doping não se fizeram esperar, fruto de imagens recentes que revelam o atleta a ingerir comprimidos durante os treinos e mesmo no decurso da corrida. No entanto, o clima de suspeição foi prontamente afastado, não só pela respectiva Federação, que garantiu realizar um controlo anti-doping mais apertado que o normal ao atleta, mas também por Rosa Mota, que veio a público, na sequência da divulgação do referido conteúdo audiovisual, afirmar peremptoriamente que "o meu menino não precisa disso do dópin,
o que ele toma é tudo natural"».

O que é certo, no meio de tudo isto, é que o km 20 já lá vai e, apesar de faltarem mais 22,195, Rosé Mari ainda não precisou de recorrer ao "seca suor" extremamente vintage e sensual que ostenta no seu pulso esquerdo. E, diga-se ainda, que bem que lhe fica a fita que usa na cabeça.


No dia 25, são mais 10 Km. Obrigado, Paulo Catarro.

7 comentários:

Kadosh disse...

oh caramelo, a mulher do pinel não se chama Rosa Mota até porque é um homem que se chama Carlos Lopes.. se era suposto ser parte da piada the joke it´s on me mas senao...

Morales disse...

Tarado.

rosé mari disse...

I'm afraid to tell you that the joke really is on you, não há ligação directa entre o lopes e a mota lol.

não percebi chico.

Morales disse...

Esta história de ires correr po Estádio Nacional as 7 da manhã é verdade?

Galiano disse...

Mais respeito pelos 1500m, na opinião dos especialistas "a corrida do diabo".

Andas a treinar p q?

Carrega...

rosé mari disse...

o post talvez contenha uma ou outra metáfora e um par de hipérboles...mas ando a treinar, entre outras coisas, para a corrida do tejo, no domingo.

forte abraço grande galiano!

Morales disse...

Daí o meu "tarado". lol

Mas é um "tarado" que apenas denota admiração. Nada mais. lol