terça-feira, 12 de abril de 2011

Libertação de post

Pedia alguns momentos da vossa atenção para a mais recente campanha da Activia. O produto em questão é «um produto lácteo com fermentos vivos, um alimento probiótico que ajuda a melhorar o conforto intestinal, incluindo a sensação de barriga inchada e o trânsito intestinal lento». Dito de outra maneira, mais elegante e enxuta, estamos perante um "lacticínio pro-flatulência". Nos tempos que correm, onde a concorrência é feroz, é bom vermos empresas a apostarem na especialização.

A escolha do slogan, por isso mesmo, é feliz, mas falta-lhe arrojo: segundo consta, perfilavam-se várias alternativas: "Largue-se activamente"; "Dê voz aos pantufinhas"; "Abra-se ao mundo"; e "Activia...fica cá uma brisia". No fim do dia, o cinzento e corporativo "Liberte-se" prevaleceu - passa a mensagem e incentiva ao comportamento, sem ser demasiado ostensivo. Atendendo ao produto e ao público alvo (população masculina em geral, pessoas que gostam de pôr vídeos no youtube com isqueiros e adolescentes que padecem de onanismo olfactivo em noites de insónias depois de um jantar mais condimentado), esperava-se mais.

No entanto, e para compensar o facto de terem vestido o slogan de fato e gravata, a activação da campanha é um tiro em cheio. Vejamos o site: começo por destacar o grito de revolta ("Liberte-se") que recebe o visitante, a convidar à insurgência intestinal, contra os silenciosos samurais e demais adeptos do bullshido. De seguida, no canto inferior esquerdo, são-nos sugeridas 15 dicas para nos começarmos a libertar da sensação de barriga inchada, ou seja, a largarmo-nos forte e feio: das mais conhecidas (movimentos do quadril, etc.) até às mais inusitadas (como seja evitar sapatos de camurça). Adicionalmente, o site presenteia-nos com um conjunto de receitas para nos começarmos a libertar com todo o sabor, ou seja, a largarmo-nos forte e feio. Não faltam as já conhecidas e flatulentas iguarias de todos nós: feijoada à transmontana, a salsicha com couve lombarda, cozido e francesinha, sendo de destacar a inclusão, à última da hora, da cachupa. Por fim, no canto inferior direito, é-nos dada a hipótese de ver como é que a Fernanda Serrano se começou a libertar com Activia, o que não só é esteticamente agradável, como despreconceituoso. Ao fim e ao cabo, se a Fernanda se pode libertar, não há que ter vergonha nisso.

E, como se isto não chegasse, o iogurte ainda é bom.

Brilhante.

1 comentário:

Morales disse...

"Pedia alguns momentos da vossa atenção para a mais recente campanha da Activia."

Todos os posts deviam começar com esta frase. lol