quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

EURO cuffs



Vídeo bastante elucidativo das amarras impostas pelo Euro em que vivem, actualmente, os países da Europa do Sul. Dá que pensar.

1 comentário:

Anónimo disse...

As "amarras" que te referes foram postas com o intuito de nos nivelarmos á média Europeia, e estava implicito estas restrições de que este Sr. fala...

Deviamos ter tornado a nossa economia competitiva através de educação (que leva a maior competividade através do conhecimento), impostos, justiça, reforma da administração publica,optimização do principal factor produtivo (trabalho) para as empresas, etc.

Para isso tivemos á nossa disposão um custo de financiamento bastante menor (era de 12%-15% e passou para 2%-3%) e fundos europeus (desde finais dos anos 80).

Obviamente nada foi feito e os recursos (dinheiro + menor custo financiamento)que ganhámos com a entrada no euro apenas serviu para alimentar mais ineficiencia e divida.

Logo, o desafio será aumentar a Demand através do Consumo privado (menores impostos ou melhor ambiente "empresarial") e Exportações (aposta nos bens transaccionaveis) sem aumentar o G (teremos de deixar a solução socialista para os problemas que é mandar notas para cima deles e esperar que se resolva).

Espanha está bem melhor que nós, pois "só" tem o problema do défice.

Nós temos o défice e a divida publica que assume valores muito preocupantes(excepto para o sócrates), entre 120% a 125% do PIB.

E só para contextualizar a inflação na zona Euro em Dezembro foi 2,2% (a "safe zone" do BCE é 2%) devido á subida do preço das matérias-primas agricolas e energéticas. Logo, temos de seguir mais o Friedman, mas tendo sempre em atenção estas premissas do Keynes.