terça-feira, 15 de junho de 2010

O perigo do Mundial

Leio, nos jornais, que o Benfica só está interessado em vender o Di María por 40 milhões de euros. Mais, no Record, é dito ainda que Florentino Pérez já chegou aos 35 milhões de euros, mas que os dirigentes benfiquistas se mantêm intransigentes. Abaixo do valor da opção de compra, nem pensar.

Pois bem, a ser verdade esta informação, não acho que a jogada seja especialmente inteligente, porque quem está a assumir o risco do Mundial é o Benfica. Com efeito, se a proposta está nos 35 milhões de euros, temos dois cenários possíveis:

Cenário 1 - O Di María faz um Mundial épico.

Cenário 2 - O Di María não faz um Mundial épico.

No cenário 1, bastará ao Real Madrid subir a oferta em 5 milhões de euros, uma vez que o interesse do jogador na transferência é público. Já no cenário 2, será difícil convencer os merengues a raisar a oferta. Aliás, o mais provável é que o clube espanhol se sirva de exibições menos conseguidas do argentino para fazer baixar o preço, argumentando que o risco do investimento assim o aconselha e justifica. Até porque, em bom rigor, 35 milhões de euros é muito dinheiro por um jogador que, pese embora seja internacional argentino, é-lo numa equipa treinada por Maradona, e ainda só fez uma época fenomenal.

Assim, ao protelar a transferência, o Benfica pode, com isso, (i) ganhar, no máximo, 5 milhões de euros, ou (ii) ver a oferta reduzida, sabe-se lá para que valores. E este risco, o risco do Mundial a que me referi, não me parece que seja compensatório, pelo menos em termos abstractos, para o Benfica. Pus de lado cenários limite, como o interesse desaparecer ou a oferta disparar para valores acima do valor de opção, porque não me parecem prováveis.

Digo isto, porque sou dos que acredita que o Mundial não é bom para inflaccionar negócios em curso, pelo contrário, até porque de um jogador que esteja com a cabeça no seu futuro profissional e consciente de que as suas exibições no certame - que, já de si, é fonte de pressão suficiente - poderão influenciar decisivamente a sua cotação numa negociação em concreto, não são de esperar grandes exibições. Let's just hope I'm wrong.

É possível que o Real Madrid ofereça os 40 milhões de euros? Claro que é. Mas os 5 milhões de euros de diferença falados são claramente "mais caros" para o Benfica do que para o Real.

9 comentários:

Anónimo disse...

e o cenário dele ficar e nos dar mais um título?

Morales disse...

O problema é que o Real nem chega aos 35. Os jornais espanhóis dizem que eles não passam dos 25.

Por 25, tenho pena, mas vão mamar!

xico dollar disse...

só bazófia pessoal! o gajo nem 20 milhões vale!!

tom disse...

Continuo a achar que Mourinho não quer Di Maria, pelo menos para já. Isto porque dar 40 kilos por um jogador que não irá ser titular de caras, é muito.

Acho que as prioridades de Mourinho serão outras, e ele é conhecido por apostar muito pouco em jogadores jovens.

Acredito que os primeiros a ir serão Maicon e/ou Gerrard ou ainda um trinco mais consistente para dar espaço ao Xabi. Além que os espanhois andam loucos para ter Silva ou mesmo Mata/Navas. E por esse valor que querem dar por Di Maria compram um desses.

rosé mari disse...

vamos lá ver...eu aposto nos 30 milhões mais o rodrigo!

rosé mari disse...

com objectivos à mistura para fazer chegar aos 35.

Morales disse...

Ora aí está um erro comum entre a tripeirage (o teu caso) e a lagartage, shô Xico Dollar. O que ele vale não é nem foi para aqui chamado em tempo algum. Pelo menos aquilo que tu ou eu achamos que ele vale. O que interessa é o que o mercado acha que ele vale. E o que o mercado diz é: "Por menos de 30 mamem! Não se esqueçam que avaliei o Cissokho em 15 Milhões, depois de ter custado 800 mil euros 1 ano antes."

Tb te digo, 40 M pelo Di Maria é pornográfico, mas o Benfica está a fazer o que lhe compete que é esperar por um jogo épico do gajo no mundial (oxalá!), meter uns saquinhos de coca no bolso do Maradona de vez em quando e esperar. Se o jogo épico não vier a malta fala. Mas por menos de 30, prefiro ficar com ele.

Anónimo disse...

rodrigol sff!

tens alguma informação do gajo? nunca tinha ouvido falar. se for um soldado ja era muito bom!

Anónimo disse...

oh dóóóóllar é o cissokho que vale 14 milhoes ou o paulo ferreira que vale 20...deve achar que é só o frequentador de bares de alterne que faz negócios da china!